quinta-feira, 31 de maio de 2007

Um celeiro de histórias

Santana do Jacaré (MG) e as cidades vizinhas são cheias de histórias, revela Jairo Teixeira dos Santos, diretor do documentário “Daqui Nóis Não Arreda o Pé”. Uma das mais curiosas é o “bar do desquite”, onde, segundo comenta-se, o casal que vai acaba se separando.

Há também manifestações culturais, como os desafios da cantoria de linha, feita pelos homens, e da cantoria d'angola, que é feita pelas mulheres. Além disso, há o Terno de Moçambique e o Terno de Vilão. Jairo revela o seu interesse em documentar todas essas histórias, e já planeja participar de outros projetos do Ministério da Cultura.

Criatividade a mil


Diretor do documentário “Daqui Nóis Não Arreda o Pé”, Jairo Teixeira dos Santos acabou de concluir o segundo grau e se prepara para prestar vestibular. Estudando sozinho, em casa, ele está dividido entre os cursos de Artes e História. “Enquanto isso, trabalho com a fabricação de brincos, colares e outros objetos", conta.

A criatividade do diretor para o cinema também não pára. Atualmente, ele está em fase de pesquisa para um projeto de curta-metragem. “É um caso verdadeiro ocorrido aqui na região, de um moço da roça que se apaixona por uma moça que vem de São Paulo, sem saber que ela é travesti. Ele consegue ficar com ela, descobre que ela é travesti, mas, gostando dela assim mesmo, escreve para a rádio a fim de saber a opinião do público sobre seu amor. Eu apresentei a idéia ao meu irmão, Rinaldo Teixeira, e agora vamos escrever o roteiro, para mandarmos pros concursos de incentivo cultural”, adianta.

Irmãs se preparam para a estréia em Santana do Jacaré (MG)


As irmãs Tonha e Aparecida, protagonistas do documentário “Daqui Nóis Não Arreda o Pé”, de Jairo Teixeira dos Santos, já estão se preparando para a chegada do Circuito Revelando os Brasis no município mineiro de Santana do Jacaré. Como divas do cinema, elas já reservaram um horário no salão de beleza para "ficar bem" diante do público durante a exibição que acontece amanhã, na Praça João Alves, às 19h30.

Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Circuito chega ao Vale do Capão (BA)





O Vale do Capão, localizado no municipio baiano de Palmeiras, já está pronto para a exibição do documentário "Nativos, Alternativos", de Luciana Resende, que acontece hoje (31/5), às 19h30.

O documentário é visto sob a ótica de um estrangeiro, o ator circense espanhol Leo Border, que passeia pelo Vale do Capão para mostrar as transformações pelas quais a região vem passando desde os anos 60, quando começou a receber turistas e comunidades alternativas.

Alguns se mudam para o Vale do Capão por causa de suas belezas naturais. Outros vão em busca de tranqüilidade. E muitos querem estar em contato com os pontos de energia que acreditam existir na região.


Fotos: Arquivo/Revelando os Brasis

Belo Horizonte (MG) se prepara para receber o Circuito


A capital mineira recebe a caravana do Revelando os Brasis nesta quinta-feira (31/5), com a exibição de vídeos realizados por diretores de cidades do interior do Estado. Quem comparecer à Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, às 19h30, vai poder assistir à ficção “Vida”, de Eduardo Silva dos Reis (morador de Ubaporanga), e aos documentários “Daqui Nóis Não Arreda o Pé”, de Jairo Teixeira dos Santos (Santana do Jacaré), e “Delinho”, de Flávio Chiarini (Estiva).

A programação, de cerca de 1h15, será completada pela ficção carioca “A Hora das Almas”, de Luiz Antonio Cavalheiro (Cordeiro). A sessão tem entrada franca, e será realizada em uma tela de cinema.

Foto: Documentário "Delinho", de Flávio Chiarini - Arquivo/Revelando os Brasis

Cenas de São Roque do Canaã (ES)




Fotos: Ratão Diniz/Imagens do Povo

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Making of: montando o Circuito







Vitória (ES), 25/5/2007


Fotos: Lucia Caus Delbone

Ubaporanga (MG) recebe caravana






A cidade de Ubaporanga (MG) inaugurou o Circuito de Exibição do Revelando os Brasis em Minas Gerais, na última terça-feira (29/5). O vídeo de ficção "Vida", de Eduardo Silva dos Reis, prendeu a atenção dos moradores.


Fotos: Jaqueline Félix/Imagens do Povo

Vila Pavão (ES) parou para assistir ao Circuito





A cidade de Vila Pavão (ES) compareceu em peso para prestigiar o documentário "Bate-Paus", de Jorge Jacob, que trata da perseguição que os pomeranos e seus descendentes sofreram no Espírito Santo, durante a Segunda Guerra Mundial.

O roteirista e diretor do vídeo, Jorge Jacob, faz parte da comunidade de descendentes de pomeranos de Vila Pavão. Após participar do projeto, ele se tornou uma espécie de propagador do Revelando os Brasis, mostrando seu vídeo às comunidades vizinhas e orientando as pessoas para que também se inscrevam no projeto.



Fotos: Lucia Caus Delbone

Jepim Penitente é reverenciado em São Roque do Canaã (ES)








Jepim Penitente, 80, é reconhecido como um mestre da concertina, instrumento típico das festas promovidas pelos descendentes de italianos que vivem no interior do Espírito Santo. Jepim, porém, não toca mais – em parte, por causa da idade e dos problemas de saúde, mas também porque teve que vender a sua concertina.

Tema do documentário “O Último Tocador”, de Valbert Vago, Jepim foi aclamado pela população de São Roque do Canaã durante a passagem do Circuito Revelando os Brasis pela cidade, no dia 27 de maio.

Mesmo doente, o músico não deixou de comparecer ao evento e expôs seu talento ao tocar a concertina para a população.

Fotos: Ratão Diniz/Imagens do Povo

Cenas de Mantenópolis (ES)






Fotos: Ratão Diniz/Imagens do Povo

Seu Manoelzinho já produziu mais de 20 filmes

.

Manoel Loreno, mais conhecido como Seu Manoelzinho, tema do documentário “O Sonho de Loreno, de Alana Almondes, feito em Mantenópolis, tem um currículo de fazer inveja a muito cineasta: sua produção inclui mais de 20 filmes de longa-metragem. Ele já foi tema de reportagem premiada na televisão capixaba, saiu nos jornais locais e apareceu três vezes no programa de Ana Maria Braga, na TV Globo.

Com uma velha câmera VHS na mão, Seu Manoelzinho, 47, já fez filmes como “Loreno, o Gatilho Mais Rápido do Oeste”, “A Vingança de Loreno” e “Amor Proibido”. Servente de pedreiro, ele ganhou fama com seus trabalhos, ajudando a colocar Mantenópolis no mapa cultural do Espírito Santo.

Manoelzinho risca no chão, utilizando gravetos, as cenas que vai imaginando – ele não sabe escrever. Esse processo criativo acontece sob a copa de uma árvore que ele elegeu como local de inspiração. Sobre o humor presente em suas produções, ele explica que é tudo involuntário. “Tem cena em que se ouve o barulho de um único tiro e caem quatro pessoas mortas no chão”, conta.

Fotos: Ratão Diniz/Imagens do Povo

sábado, 26 de maio de 2007

Na estrada com o Revelando os Brasis






Imagens da cidade de Muqui (ES), primeira parada do Circuito de Exibição.



Fotos: Ratão Diniz/Imagens do Povo

Nem o frio afasta o público em Vitória (ES)




O capixaba, que não está acostumado ao frio, saiu de casa para prestigiar a chegada do circuito a Vitória – apesar da queda de temperatura que obrigou o público a tirar os casacos do armário. A sessão, realizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, na sexta-feira (25/5), atraiu um público diversificado, e teve apresentação do ator Danton Mello.

Fotos: Ratão Diniz/Imagens do Povo

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Em família



Seu Brilhantino, aplaudido pela população de Muqui durante a apresentação do vídeo que conta a sua história e o seu dia-a-dia morando em uma caverna, disse estar muito feliz com o carinho recebido. Ele recebeu a visita dos filhos e netos, que ficaram junto dele durante todo o evento.

Fotos: Murillo Tinoco

Abertura do circuito em clima de festa








A cidade de Muqui parou para assistir ao lançamento do Circuito Revelando os Brasis, na quinta-feira (24/4). O ritmo dos blocos do Boi Pintadinho arrastou as pessoas em clima de muita festa e agitação até a praça central, onde houve a exibição dos vídeos, apresentada pelo ator Danton Mello e assistida por cerca e 1,5 mil pessoas.

"O público de hoje é um recorde e tenho certeza de que cada cidade terá o mesmo entusiasmo ao receber a caravana do Circuito Revelando os Brasis. Queremos que esse entusiasmo se transforme e se traduza depois em mais ações ligadas à democratização da cultura do audiovisual no País", disse o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna.

O destaque da noite ficou por conta do vídeo "Brilhantino", de Ériton Berçaco, produzido em Muqui. O vídeo foi aplaudido por todo o público, que abriu caminho para que Seu Brilhantino passasse no meio da multidão para chegar ao palco.

Ériton Berçaco falou sobre a oportunidade de colocar em prática a idéia de fazer um vídeo sobre um personagem conhecido por toda a cidade. "Essa é uma oportunidade para democratizar a cultura do audiovisual e, quem sabe, gerar outros trabalhos", comentou.

Um grito de Carnaval fora de época agitou a cidade após a sessão, que também apresentou os documentários "O Sonho de Loreno", de Alana Almondes; "Bate-Paus", de Jorge Jacob; e "O Último Tocador", de Valbert Vago.



Fotos: Murillo Tinoco