quarta-feira, 1 de agosto de 2007

"No sertão do Nordeste brotam fábulas"

Em Gurinhém, a grande escolhida foi Maria José da Silva, a Tuca, de 33 anos, que conheci assim que cheguei ao local combinado para o encontro. Ela era aparentemente tímida, mas bastou uma breve conversa pra saber que estávamos diante de uma mulher forte e vencedora, pronta a me revelar uma vida que eu não imaginaria. Clássica filha do meio rural, cresceu na agricultura e batalhou tanto, que enfrentou as dificuldades tão comuns à pessoas nascidas naquela realidade. Fez graduação em Letras e mestrado em literatura, agarrou as possibilidades que ela mesma conquistou e teve seu primeiro contato com a produção em áudiovisual a partir do Revelando os Brasis. A filha de agricultores agora é mestra, diretora de cinema e orgulho da cidade. Quem poderia imaginar?

"Aqui não se encontram muitas oportunidades, você tem que correr atrás dos seus objetivos e enfrentar muita coisa. Não conheço mais ninguém por aqui que realmente tenha entrado numa faculdade, feito mestrado, saído da realidade em que nasceu. Essa história de fazer filme nunca me passou pela cabeça. Se era coisa de outro mundo até pra mim, imagina para o povo de Gurinhém, que nunca nem entrou numa sala de cinema!"

Para conferir na íntegra o relato da diretora, leia no site do Overmundo o texto da "overmana" Carolina Morena Vilar, que acompanhou a exibição em Gurinhém (PB).

Nenhum comentário: