terça-feira, 5 de junho de 2007

Atrações regionais em Água Fria (BA)


Se depender da animação e do preparo da cidade baiana de Água Fria, a chegada da caravana Revelando os Brasis, nesta quarta-feira (06/6), já é um sucesso garantido. Antes da apresentação dos vídeos, às 19h30, na Praça da Matriz, a população irá presenciar apresentações de quadrilha, samba de roda, capoeira, bumba-meu-boi e até um repentista.

A sessão mostrará os vídeos “O Santo Que Foi Condenado”, de Maria Valdete Cunha, realizado em Água Fria; “Moinhos de Tempo”, de Ronaldo Trindade (Angical); “O Valor da Liberdade”, de Celismando Sodré (Barra do Mendes); e “Nativos, Alternativos”, de Luciana de Resende Barros (Palmeiras).

A Praça da Matriz, onde a tela do circuito será montada, abrigou, no passado, a forca onde a imagem de Santo Antônio quase foi enforcada - episódio narrado no documentário de Maria Valdete. A diretora explica que, no século 18, aplicava-se no Brasil uma lei que responsabilizava os senhores pelos delitos causados por seus escravos, caso os mesmos não fossem entregues às autoridades.

Por conta dessa lei, em 1775, uma imagem de Santo Antônio foi julgada e condenada à forca por conta do crime cometido pelo escravo cujo senhor havia doado todo os seus benns - inclusive o escravo - ao santo. Assim, uma imagem de madeira, de 45 centímetros de altura, foi levada a julgamento, amarrada no lombo de um burro, atravessando 160km de sertão até Água Fria, de nada adiantando os protestos dos devotos. A imagem do santo foi acomodada no banco dos réus, de onde desapareceu misteriosamente, escapando do trágico destino na forca.

Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Nenhum comentário: