sexta-feira, 29 de junho de 2007
Tradição e religiosidade
O documentário “Memória Bendita”, de Laércio Ferreira, retrata a tradição do Novenário de Várzea do Cantinho, realizado anualmente (no mês de junho), em homenagem a São João, na mesma casa onde foi celebrada a primeira novena, há mais de 200 anos. O novenário envolve os moradores mais antigos e, também, muitas crianças, o que garante a continuidade da tradição.
Os mais jovens são responsáveis por carregar a bandeira que abre a procissão, e as orações são feitas em latim. Normalmente, cerca de 50 pessoas acompanham o novenário, mas o dobro de moradores assistiu à encenação feita para as gravações do Revelando os Brasis, em 2005.
“Atualmente, estamos em busca do tombamento histórico da casa onde é realizado o novenário", adianta Laércio, que recentemente participou, como assistente de direção, da produção do documentário “Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo”, de Leonardo Alves (São José de Pirahas/PB), uma das produções do Revelando os Brasis Ano II.
Laércio também já está em fase de preparação de sua segunda produção audiovisual. “Estou montando o meu segundo vídeo, um documentário sobre um dos maiores empreendedores do sertão. Além disso, sou produtor do Centro Cultural Banco do Nordeste, inaugurado recentemente, a 18km de Aparecida, e que já tem um calendário de festivais marcado”, revela.
Foto: Arquivo/Revelando os Brasis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário