terça-feira, 12 de junho de 2007

Amanhã tem cavalhada em Canindé de São Francisco (SE)


Canindé de São Francisco é a próxima parada do Circuito de Exibição nas Cidades, mostra itinerante de vídeos do Revelando os Brasis que chega à cidade nesta quarta-feira (13/6). O circuito vai promover o lançamento do documentário “Zé Leobino – 65 Anos de Cavalhada”, com roteiro e direção do vaqueiro José Ventura Lins, 83 anos e co-dirigido por Clésio Vieira.

A cavalhada é uma tradição que vem dos torneios medievais em que os aristocratas exibiam, em espetáculos públicos, sua destreza e valentia. A cavalhada, que representa a luta entre mouros e cristãos, foi inspirada na batalha que o imperador Carlos Magno travou contra os sarracenos.

As aventuras do imperador também eram contadas pelos trovadores. No século 13, em Portugal, a Rainha Isabel resolveu instituir a cavalhada como uma festividade, nos moldes de uma representação dramática, a fim de incentivar o repúdio aos mouros. No Brasil e em Portugal, a cavalhada está ligada à Festa do Divino Espírito Santo. Essa tradição teria chegado ao País por volta de 1756, e envolve desfile a cavalo, corrida de cavaleiros, jogo de argolinhas.

Além do vídeo de José Ventura, a programação em Canindé apresentará três produções de Alagoas: a ficção “Nelson”, de Thalles Gomes Camêllo da Costa (da cidade de Capela), e os documentários “Cadê Calabar?”, de Joaquim Alves (Japaratinga), e “Borboletas”, de Vicentina Dalva Lyra de Castro (Piaçabuçu).


Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Nenhum comentário: