sexta-feira, 22 de junho de 2007

Cinema e mateada neste domingo (24/6) em Arroio do Tigre (RS)


Domingo (24/6) é dia de cinema de graça em Arroio do Tigre, no Rio Grande do Sul. O destaque da programação é o documentário “O Grito de Bamo”, de Gilmar Wendel, realizado na cidade. A sessão está marcada para as 18h, na Praça Deputado Ivo Mainardi, porém, a partir das 15h, será realizada uma “mateada” ao som de cantores regionais.

Para a produção de “O Grito de Bamo”, os moradores do município relembraram a luta de seus antepassados por melhores condições de vida, recriando o movimento que tomou conta da região por volta de 1930. Homens, mulheres, crianças e idosos atuaram como figurantes, e até espingardas foram utilizadas para dar mais veracidade às cenas de luta. O movimento conhecido como Grito de Bamo resultou em muitos feridos e alguns mortos – não há dados oficiais, mas conta-se que pelo menos 15 pessoas morreram durante o conflito.

A programação será completada por três vídeos realizados pelo projeto em Santa Catarina: a ficção “Edilamar”, de Ivy Goulart, produzido em Urussanga; e os documentários “As Gêmeas de Paulo Lopes”, de Maria Izabel Gonçalves (Paulo Lopes), e “Mata... Céu... E Negros”, de Claudia Aguirre (Antônio Carlos).


Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Nenhum comentário: