terça-feira, 3 de julho de 2007

Lendas rurais em Gurinhém (PB)


A população de Gurinhém (PB) vai assistir, nesta quarta-feira (04/7), na Praça José Elias de Araújo, ao documentário “Extraordinárias Estórias em Manecos”, da diretora Maria José da Silva, produzido na cidade.

O vídeo relata os “causos” sobrenaturais que são contados na comunidade rural de Manecos, em especial o mito da Cumade Fulozinha, a rainha das matas. Na opinião de Maria José, essa personagem contribui para a harmonia entre a população local e a natureza. “Manecos fica na região do agreste, e seus moradores vivem da caça e da agricultura de subsistência. A Cumade Fulozinha impõe certas normas no convívio entre o homem e o meio ambiente”, explica.

Completando a programação, serão exibidos outros quatro vídeos produzidos na Paraíba: os documentários “Memória Bendita”, de Laércio Ferreira Oliveira Filho (Aparecida), e “Um Dia na Vida de uma Marisqueira”, de Adelma Cristovam dos Passos (Pitimbu); e as ficções “O Bode do Padre”, de Cícero Lira (São Sebastião do Umbuzeiro), e “O Assalto”, de Damião Rodrigues (Jacaraú).


Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Nenhum comentário: