quinta-feira, 19 de julho de 2007

Monsenhor Gil (PI) é a penúltima cidade da Região Nordeste a receber a caravana


Monsenhor Gil é a próxima parada do Circuito de Exibição nas Cidades, que chega ao último Estado da Região Nordeste nesta sexta-feira (20/7). A sessão será no adro da Igreja Matriz, a partir das 19h. O documentário “Balandê/Baião”, de Noronha Filho, foi realizado na cidade, e é o destaque da mostra.

O balandê e o baião são danças rurais típicas de Monsenhor Gil. O vídeo de Noronha Filho refaz a trajetória do músico Luís Pereira de Andrade, o Zé Coelho, 86 anos, mestre do balandê e do baião no município. Além de dançar e cantar em todas as rodas de dança na cidade, Zé Coelho também toca gafanhoto, instrumento musical parecido com a castanhola.

Noronha Filho diz que o vídeo ajudou a divulgar essa tradição no Estado. “O balandê e o baião tiveram uma grande repercussão após o Revelando os Brasis. Hoje, Monsenhor Gil é conhecida como a cidade do balandê e do baião”, afirma, acrescentando que, a partir do segundo semestre de 2007, todas as escolas municipais de Monsenhor Gil passarão a formar grupos de dança a fim de garantir que a tradição permaneça viva. O diretor também está em busca de patrocínio para lançar um CD com repertório do balandê e do baião.


Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Nenhum comentário: