quarta-feira, 11 de julho de 2007

Histórias de pescadora


Quinta-feira (12/7) é dia de o cinema chegar a Icapuí, primeira cidade do Ceará a receber o circuito. A sessão está marcada para começar às 19h30, na Praça Boca do Povo. O destaque é o vídeo “Uma Pescadora Rara no Litoral do Ceará”, de Sidnéia Luzia, que mostra o dia-a-dia da diretora como pescadora na Praia da Redonda, em Icapuí. “Sou pescadora desde os 12 anos de idade, e sofri muito preconceito por ser mulher. Tem muito pescador que não me leva no barco dizendo que mulher atrai o azar”, conta.

Para Sidnéia, o apoio da família e dos amigos foi fundamental durante a realização do vídeo: “Meu pai chorou na hora de dar o depoimento. E olha que só vi papai chorando duas vezes antes: quando meu avô morreu e quando eu fui jogar futebol em Fortaleza”.

Depois da sua estréia no Revelando os Brasis, Sidnéia afirma que está se descobrindo como cineasta. Atualmente, ela está preparando um novo documentário. Com o título “Aos Mortos de Morte Morrida”, o próximo trabalho da diretora é uma homenagem à avó, morta em junho deste ano, e que era uma das mais conhecidas benzedeiras e rezadeiras da cidade.

“A comunidade em peso compareceu ao velório dela porque minha avó era uma pessoa querida. Muito religiosa, ela fazia orações para as pessoas desde os dez anos de idade, pedindo descanso pela alma de quem estava no leito de morte”.


Foto: Arquivo/Revelando os Brasis

Nenhum comentário: